terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita à Biblioteca Pública do Paraná - 26 de Novembro de 2011.

Recebemos o convite do Tutor Cézar para o programa de visita extra-classe com muita satisfação, pois é sempre um prazer visitar a Biblioteca Pública do Paraná, e na hora marcada às 9h15 nos reunimos na entrada principal para dar início às atividades curriculares.

Fomos convidados pela funcionária  Alice Ywatsugu, a nos dirigir para o auditório central, e depois de dez minutos de espera por um grupo de turistas que chegavam do aeroporto vindos de Porto Alegre,  assistimos ao vídeo sobre a trajetória da Biblioteca, desde a sua fundação e todo o seu funcionamento interno, tais como compra dos livros, manutenção do acervo, rotinas de empréstimo, métodos de catalogação, livros destinados a estantes ambulantes que são destinadas aos presídios e renovadas de tempos em tempos.

Em seguida, fomos ver in loco a manutenção e renovação dos periódicos, cujo exemplar mais antigo data de 1854, e ficamos todos boquiabertos com as notícias ali publicadas, como: fuga de negros (escravos), mudança de endereço de residências, roubo de animais e etc., onde ficou patente a evolução da grafia das palavras.

Descemos mais um andar e assistimos a peça teatral infantil “Hora do Conto”, e juntamente com as crianças nos divertimos por alguns minutos. Em seguida descemos ao subsolo e conhecemos as técnicas de restauro, bem como tomamos conhecimento de um depósito de livros raros que somente é permitida a entrada com autorização especial, ou por ordem da justiça.

Enfim, manuseamos gibis, jornais antiguíssimos, conhecemos a divisão de coleções especiais  seção Braille – recebemos algum material pertinente a essa classe de pessoas especiais, que mais uma vez fomos surpreendidos com a dedicação dos funcionários em atender esse público.

Em meio a tantas informações, novidades, conhecimentos, quase nem percebemos o tempo passar, e ao final da manhã, nos despedimos e saímos dali com a certeza que a memória do nosso Estado do Paraná, está em mãos de pessoas dedicadas e muito bem preservada para atingir ainda muitos e muitos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário