terça-feira, 6 de dezembro de 2011

2º Encontro – Módulo 10 – 22/10/2011

Nesta Unidade II – Comunicação, Mídia e Linguagem, veremos que linguagem é o elemento com o qual, no qual e pelo qual as pessoas expressam (intenções, sentimentos e pensamentos) representam o mundo (as coisas, os acontecimentos, as ações, as outras pessoas) e interagem (dialogam e conversam para se mostrarem diferentes, para construírem consensos, para negociarem, para compartilharem, comunicarem, entenderem-se). Quer dizer: pela linguagem, com ela e nela o mundo humano é construído simbolicamente.
Vimos que a semiótica é a ciência que estuda a produção de sentido com base nas relações entre os signos, cujos grandes nomes associados a semiótica são o de Charles Pierce e o de Ferdinand Saussure. Ao contrário da lingüística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, mas expande-se para qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros. 

Peirce identifica três tipos de signos: o ícone, elo afetivo entre o signo e o objeto em si, como a pintura, a fotografia, etc.; o índice, a representação de um legado cultural ou de uma vivência pessoal obtida ao longo da vida, o que leva imediatamente à compreensão de um sinal, o qual se associa a esta experiência ou conhecimento ancestral – exemplo: onde há fumaça (indício causal), há fogo (conclusão a partir do sinal visualizado).   


Nenhum comentário:

Postar um comentário