terça-feira, 6 de dezembro de 2011

4º Encontro – Módulo 10 – 05 de Novembro de 2011

            Unidade IV - Comunicação mídia e sociedade. Segundo estudiosos que contribuem na construção das teorias funcionalistas da comunicação, à mídia são atribuídas as funções de:
            Vigiar – informa e mantém a sociedade alerta sobre situações críticas.
            Integrar – estabelece relações entre as partes da sociedade com vistas a produzir determinadas respostas ao meio social.
            Transmitir a herança cultural – a mídia educa a sociedade discutindo e divulgando explícita ou implicitamente, valores, conhecimentos e crenças.
            Entreter e divertir – oferece situações de lazer.
            Atribuir status – contribui para manter estável a hierarquia social
            Normatizar – função pela qual a mídia executa normas sociais.
            Além dessas funções positivas, Lazarsfeld e Merton atribuem à mídia uma função negativa ou disfunção que narcotiza as pessoas. Significa que imobiliza, embebeda, tonteia, adormece, acomoda as pessoas em relação à realidade social.
            Trabalhamos em grupo respondendo a vários pratiques sobre a mídia na escola, ocasionando um caloroso debate e acrescentando conhecimento da realidade vivida em cada escola, que diferem bastante uma das outras, pois tomam a forma de seus gestores que em muitos casos não atendem a necessidade dos seus freqüentadores, limitando sobremaneira o acesso aos equipamentos de mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário