segunda-feira, 5 de março de 2012

1º Encontro – Módulo 12 – 04 de Fevereiro de 2012.

De volta das férias, nos reunimos em sala para retomada dos estudos, rumo ao último semestre do curso.
O Tutor deu-nos as boas vindas com uma mensagem motivacional e em seguida alguns informes sobre as normas de funcionamento da escola, que serão mais rigorosos quanto ao horário de entrada, sendo os portões trancados às 08h10 e serão abertos impreterivelmente às 12h00 para a saída.
Em seguida deu início ao conteúdo do módulo que trata do tema: Audiovisuais: arte, técnica e linguagem, que segundo a autora, tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a linguagem audiovisual, bem como fazer um passeio pelas experiências que se utilizaram dessa modalidade de comunicação para o desenvolvimento da educação, permitindo que educadores e profissionais que trabalham nos sistemas escolares possam construir uma visão mais aprofundada e crítica dos audiovisuais dentro e fora do ambiente escolar.
Assistimos a um vídeo com uma seleção de cenas de filmes conhecidos e a complexidade que envolve todas as fases da produção, que nem sempre tomamos consciência da dinâmica por trás de uma película. A quantidade profissionais,  envolvidos na criação, produção e divulgação tais como, técnicos, engenheiros, escritores, auxiliares de serviços gerais, maquiladores, figurinistas, enfim  é um universo encantador, que pudemos verificar no depoimento sobre as experiências de uma profissional em audio visual que trabalhou no filme Cidade dos Homens na coordenação das ações pós  filmagens no que se refere a decisões quanto ao lançamento, mostras, etc.
Assistimos a um trecho do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin do ano de 1936.
A pedido do Tutor, praticamos duas reflexões que foram  entregues a ele, sendo a primeira  sobre uma imagem do filme Tempos Modernos e  outra sobre o tipo de comportamento dos espectadores das salas de cinema.
Vimos aos traillers dos filmes “O menino do pijama listrado” e “Tristão e Isolda”.
Como uma das atividades de PPS deste módulo,  o Tutor  solicitou, a elaboração de um vídeo com duração de um minuto exibindo  alguns exemplos  já  editados com o PIVOT. Iniciaremos no próximo sábado as etapas de produção, em duplas, no laboratório de informática, para apresentá-los como “Festival do minuto” em data a ser agendada pelo Tutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário