segunda-feira, 25 de julho de 2011

4º Encontro – Módulo 06 – 04 de Junho de 2011

 

Neste dia assistimos ao filme “Entre os muros da escola”,  junto com a turma de Secretaria Escolar.

Foi solicitado pelo tutor para observarmos alguns pontos, tais como:

·         Espaços da escola.
·         Direção/ Pedagoga/Funcionários.
·         Professor/Alunos.
·         Conselho de Classe.
·         Conselho Escolar/Disciplinar.

As semelhanças são tantas com o nosso sistema escolar que nem parecia se tratar de um filme francês, mostrava o cotidiano de um professor, que apesar de não ser compreendido, tinha interesse em fazer um trabalho diferenciado com os seus alunos.

A forma de ensino e o comando se assemelham em tudo com o nosso sistema, que se organiza na pessoa de um diretor geral assessorado por pedagogos, professores e funcionários. O que diferencia um pouco é que os representantes de turma participam aqui somente do pré-conselho e lá participam do conselho de classe, o que a meu ver é prejudicial, pois não têm maturidade para analisar o processo.

Como em qualquer parte do mundo, os adolescentes, no caso do filme que são de baixa renda, são bastante rebeldes, e sempre querem o confronto de gerações, onde se perdem no processo e passam a agir com muita indisciplina.

Quanto ao espaço físico, é bastante rudimentar, apertado e muito impessoal, parece que tudo é improvisado, não tem uma quadra de esporte, uma lanchonete aconchegante, mais parece um depósito de crianças. Pelo que tenho observado em nossas escolas, estamos com alguma vantagem sobre eles, apesar de, no momento, muitas escolas necessitarem de reparos, mas notamos que estas medidas já estão sendo tomadas e já vemos muitas quadras cobertas sendo construídas e com projetos para que todas possuam estes espaços.

            Gritante diferença se nota no Conselho Disciplinar que lá tem a função resolver as questões e aplicar as punições aos alunos indisciplinados através de uma comissão, e aqui vemos o diretor tomando a decisão de transferir o aluno para outra escola e até mesmo providencia esta vaga, como troca de favores com outra escola, sem consultar o conselho escolar.

Procedemos a entrega dos trabalhos finais ao Tutor, que os recebeu na sala ao lado e procedia a matricula para o próximo semestre dos que estavam em dia com as atividades. Foram esclarecidas as dúvidas sobre o próximo módulo e também informaram que os próximos encontros serão  no Colégio Estadual Xavier da Silva, Colégio com ótima localização, o que facilitará a locomoção e como os demais gostei da alteração, mesmo sendo por pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário