segunda-feira, 25 de julho de 2011

1º Encontro - Módulo 07 – 18 de Junho de 2011.

 

Neste dia nos reunimos às oito horas para o encontro que se realizou no  laboratório de informática, muito bem equipado e com computador suficiente para todos.

Assistimos a um vídeo sobre a história da informática, desde a invenção do ábaco até os dias atuais. Como é interessante observar a evolução dos equipamentos e ver a que grau chegamos. Fascinante ver como o ser humano se reinventa e avança intrépido para absorver os conhecimentos aplicando-os de modo a facilitar os processos produtivos e particulares, sempre visando atender  ao maior número possível de usuários.

Assistimos também a duas reportagens , uma de 05 de março de  1990, da TV Cultura, sobre infecção por vírus de microcomputadores, especificamente um, denominado “Michelangelo”  e sobre a primeira “vacina” contra este vírus, criada por Paulo César Breim. Cujas nomenclaturas nos chamaram a atenção por se assemelharem a processos de saúde pública, comparando máquinas com pessoas.  Revimos a reportagem, do mesmo ano, da TV Record sobre o uso do Correio Eletrônico, que alguns alunos de mais idade certamente se lembraram dela, ao qual  chamamos de e-mail, que evoluiu bastante e hoje é um processo normal de troca de correspondências oficiais e com valor oficial empírico, o qual iniciou com 260 usuários num universo de 800 pessoas cadastradas.

Ainda assistimos a um vídeo bem humorado e muito bem elaborado, intitulado “A viagem dentro do computador”. Fico admirada e encantada com a capacidade de demonstrarem, de forma representativa, o processo interno do manuseio eletrônico de informações.

O Tutor nos solicitou uma pesquisa na internet com o conceito de alguns elementos da informática, em forma de glossário, ao qual  enviamos por e-mail de:  Monitor,. Pixels, Mause, Placa Mãe, Disco Rígido, Memória RAM, Placa de Vídeo, Placa de Som, Processador, Modem, Porta USB, Porta paralela, Teclado.

Como pratique, solicitado pelo Tutor, o meu primeiro contato com o mundo da informática se deu em 1985, na empresa em que era Secretária da Diretoria e elaborava as propostas de concorrência pública no ramo da aerofotogrametria para construção de barragens, estradas ou levantamento cadastral de propriedades, para órgãos do governo tais como INCRA, ELETRONORTE, COPEL, SANEPAR, etc.
Nessa época foi um desastre, instalaram um computador em minha sala, mas não tinha quem me ensinasse a manusear, tentei sozinha e constatei que não poderia usá-lo, pelo menos no momento, pois não contava programas operacionais que atendessem as necessidades de recursos gráficos que eram necessários para demonstrar a capacidade física, financeira e técnica da empresa, através de gráficos, organogramas, tabelas, etc.

Somente em 1988, ao sair dessa empresa e ingressar em outra voltada para o desenvolvimento de programas para o sistema CAD, abandonei as máquinas de escrever eletrônicas e passe a usar somente o computador, pois já havia alguns editores de texto desenvolvidos para as atividades de escritório, cuja linguagem aprendi lendo os manuais.

            Bem mais tarde em 1995 freqüentei aula para manuseio do programa Word e Excel, ampliando o conhecimento dos recursos e comandos, inclusive da Internet. Hoje considero como ferramentas insubstituíveis no meu dia a dia. Mas não posso parar por aí, pretendo usar daqui por diante os recursos gráficos e de processamento de imagens, e tenho muito que aprender ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário