quarta-feira, 27 de julho de 2011

2º Encontro – Módulo 07 – 02 de Julho de 2011.


            Mais uma vez, nos reunimos no laboratório de informática, e vamos trabalhar na montagem dos slides com as informações do site Dia a Dia Educação – Educadores – sendo que para nossa equipe, Maria Izabel, Claudete e eu devemos falar sobre os recursos Didáticos da Seed, que deveremos apresentar dia 30/07 para toda a turma.
           
Pela primeira vez vou ter oportunidade de manusear essa ferramenta que há muito já tinha interesse e estou bastante empolgada para essa nova etapa do curso.
            Após o intervalo, a estudante de Pedagogia Carol,  como de prática de seu estágio acadêmico conduziu a discussão sobre a influência da informática em nossas vidas.

A seguir, assistimos “Piratas da informática”, filme que relata a história dos Empresários Bill Gates e Steve Jobs, fundadores das empresas Microssoft e Apple, respectivamente, suas lutas, vitórias, fracassos e superações durante suas  fundações, bem como a criação dos primeiros computadores e suas linguagens.

E como Pratique, o Tutor Helton pediu para constar do memorial a história de uma das empresas:  Xerox, Apple, Microsoft, Facebook, Google, HP, IBM, Linux e Twitter que achei interessante a empresa HP, que também começou tímida e hoje tem  ampla atuação em diversos segmentos (inclusive tratamento de imagens), para empresas de grande, médio e pequeno porte, como segue:

Histórico resumido. Fonte: WWW.consultitech.com.br/portal

OS ANOS 30:
Os amigos Bill Hewlett e Dave Packard fundam Companhia Hewlett-Packard em 1 de janeiro de 1939.
O primeiro produto de HP: é o oscilador auditivo 200A.
Renda: $5,369 Empregados: 2 (os próprios Bill e Dave).

OS ANOS 40:
Bill e Dave criam um novo modelo de administração que a princípio chamaram de "administração através de objetivo", que consistia em comunicar os objetivos da empresa claramente aos seus empregados e dar-lhes flexibilidade para trabalharem na busca desses objetivos. Estabelecem também a "política de porta aberta", onde os escritórios não têm portas, criando uma atmosfera de confiança mútua entre patrões e empregados, encorajando todos a discutirem os problemas sem imposições de níveis hierárquicos.
Logo após completar seu primeiro, concordaram Bill e Dave que todos os empregados deveriam compartilhar diretamente no sucesso de futuro de HP: a companhia pagou sua primeira gratificação a empregados, uma "gratificação de Natal", em 1940.
Em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, o catálogo da HP já caracteriza 39 produtos, em sua maioria, geradores notáveis e alguns modelos desenvolvidos no campo de microondas.
Renda: $2.2 milhões Empregados: 166.

OS ANOS 50:
Em 1957 os trabalhos de produção são instalados em Palo Alto, Califórnia.
A Hewlett-Packard passa por um processo de crescimento e amadurecendo, aprendendo muito sobre a tecnologia "nova" de eletrônica e sobre os efeitos internos de crescimento. Também embarca no caminho da globalização, estabelecendo operações produção e comercialização na Europa.
Ao mesmo tempo Bill e Dave traçam novos objetivos de administração, baseados em sete pontos: lucros, clientes, campos de interesse, crescimento, funcionários, administração e cidadania. Chamado de "Modelo HP", este estilo de administração serve como base para mudanças em muitas empresas da época.
Em 1958 a HP faz sua primeira aquisição: F.L. Companhia de Moseley de Pasadena, Califórnia. Isto marca a entrada de HP no negócio de conspiradores, um precursor para o negócio de impressora de HP.
Renda: $48 milhões Empregados: 2,378.

OS ANOS 60:
A HP continua seu crescimento constante e entra no campo de eletrônica médica e instrumentação analítica. Também desenvolve seu primeiro computador (o HP 2116) em 1966.
A HP começa a ser notada como uma companhia progressiva, bem-administrada e um grande lugar para se trabalhar.
Em 17 de março de 1961, a HP é listada pela primeira vez na "tábua grande" da Bolsa de Valores de Nova Iorque. No mesmo ano, se expande no campo médico com a compra de Cia.de Sanborn, Waltham, Massachusetts, campo que se torna uma fonte significante de renda para a empresa. Passa a focar também as áreas de semicondutores, eletroluminescência e fotocondutividade.
Em 1963 entra no mercado asiático e forma seu primeiro empreendimento conjunto,o Yokogawa-Hewlett-Packard
(YHP), em Tóquio, Japão, desenvolvendo projetos elétricos Em 1966 é introduzido o primeiro computador HP: o HP 2116A. Os primeiros modelos,valendo $25,000 a $50,000, com
4K de memória - expansível a 32K - são vendidos para o Instituto de Oceanográfico dos EUA e são utilizados para pesquisas por mais de 10 anos.
Em 1968 a HP introduz a primeira calculadora científica de mesa do mundo: HP 9100A. A calculadora programável armazena programas em cartões magnéticos e deixa os cientistas executarem cálculos complexos sem a necessidade de acessar computadores maiores. É 10 vezes mais rápida que a maioria das máquinas da época. Anúncios da 9100ª  chamam o dispositivo de "computador pessoal", um dos primeiros usos documentados do termo.
Renda: $326 milhões Empregados: 15,840.

OS ANOS 70:
A HP continua sua tradição de inovação com a introdução de uma nova ordem de computar produtos. Em primeiro lugar entre eles é o HP-35, a primeira calculadora handheld científica que conduz a uma era nova de computação portátil. Em 2000, Forbes ASAP nomeia esta invenção como "um de 20 produtos que mudaram o mundo".
Em 1972 lança seu primeiro computador de propósito geral, o HP 3000 que introduz a era de processo de dados distribuído, utilizado tanto para processar operações de pesquisas de alta tecnologia em engenharia quanto para controle de dados administrativos cotidianos.
Renda: $2.4 bilhões Empregados: 52,030.

OS ANOS 80:
A HP incrementa a indústria de computadores, produzindo uma gama cheia de computadores, de máquinas de mesa (desktops) e portáteis (notebooks); também une computadores com seus instrumentos eletrônicos e produtos médicos e analíticos, tornando-os mais rápidos e poderosos.
Faz sua entrada no mercado de impressoras com o lançamento de impressoras inkjet (jato de tinta) e impressoras de laser que conectam a computadores pessoais. As "inkjet" de alta qualidade e baratas determinam o fim de impressoras de ponto-matriz. Já as "laserJet" se tornam em pouco tempo a linha mais próspera da companhia. A qualidade e confiança das impressoras tornam a marca HP altamente reconhecível por consumidores de todo o mundo.
Continua a evolução lançando o computador pessoal HP-85 (primeiro computador de fluxo fixo), o HP-9000 (primeiro computador de mesa com capacidade de um main-frame), o HP-75C (primeiro computador "handheld", contando com 50 funções) e o HP-150 (primeiro computador com tecnologia touchscreen - "toque na tela").
Internacionalmente, inicia a comercialização de seus produtos na China abrindo um Escritório Representativo em Pequim (1981) e implanta no Reino Unido um sistema de correio eletrônico de larga escala (1982).
No final da década, em 1989, ano em que a HP completa seu 50º aniversário, o local de nascimento da companhia – a garagem alugada por Dave Packard na 367 Addison Ave. - é declarada pelo estado da Califórnia um marco histórico estatal, em reconhecimento ao seu rica história e aos avanços tecnológicos que seus produtos proporcionaram ao mundo.
Renda de HP: $11.9 bilhões Empregados de HP: 95,000.


OS ANOS 90:
A companhia continua a oferecer avanços em tecnologias de medidas, computação portátil, comunicação impressão e imagens, desfrutando de taxas de crescimento da ordem de 20% na década e continua a atrair e reter funcionários de topo, devido às suas políticas de trabalho, diversidade, envolvimento com a comunidade e equilíbrio entre trabalho-vida pessoal.
Novos produtos:
- HP 95LX: o primeiro palmtop-PC, com funções de calculadora financeira, telefone, programa de endereço, Loto 1-2-3,
editor de texto simples e uma ligação infravermelha para transferir dados.
- DESKJET 500C: primeira impressora "colorida" de baixo custo, um enorme sucesso mundial.
- SONOS 1500: sistema de eco-cardiografia, que permite os doutores executar análises cardíacas "não invasivas" em
tempo real através de ondas de ultra-som.
- OFFICEJET: linha de impressoras "multifuncionais": impressora, fax e copiadora (depois, a quarta função: scanner).
- LASERJET "Colorida": até então as impressoras a laser só imprimiam em preto.
- 200LX: primeiro palmtop da HP, com transmissor infravermelho embutido.
- 64-MORDEU: inicia colaboração com a Intel para desenvolver em comum o que depois se chamou "Itanium", nova
arquitetura de microprocessadores que foram lançados em 2001.
- JORNADA 820: seu primeiro PDA (assistente digital pessoal), trazendo o Windows CE como seu sistema operacional.
- JORNADA 420: seu primeiro PDA com tela colorida.
Fecha a década introduzindo um novo logotipo, mundialmente conhecido.
Renda de HP: $42 bilhões Empregados de HP: 84,400.

O SÉCULO 21:
No início do século 21, a HP focaliza seus trabalhos na simplificação de tecnologia para todos os seus clientes, de consumidores individuais às grandes empresas, mantendo experiências nas áreas de impressão, computação pessoal e infra-estrutura. Continua seu crescimento e em 03 de maio de 2002, com o acordo de fusão com a Compaq, a HP torna-se a empresa líder global de tecnologia.
Novos produtos:
- HP Deskjet 5550: sexta geração de impressoras "jato de tinta" com resolução de 4800 dpi.
- Tablete Compaq PC TC1000.
- HP 42" Protoplasma TELEVISÃO PL4245N
- HP Photosmart 8250 e HP Officejet Profissional K550: impressoras fotográficas, para impressões coloridas resistentes à água.
Estendendo sua estratégia de estabelecer-se em países com economias crescentes, o HP abre laboratórios de pesquisa em St. Petersburg, Rússia (2007), em Pequim, China (2005), em Bangalore, Índia (2002), em Bristol, Reino Unido (1984), Haifa, Israel (1994) e Tóquio, Japão (1990).
Renda de HP: $104.3 bilhões Empregados de HP: 172,000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário