quinta-feira, 5 de maio de 2011

2º Encontro – Módulo 05 – 16 de Abril de 2011.



Neste encontro temos o Tutor Helton totalmente recuperado da conjuntivite. De início nos entregou a pergunta “O que é Psicologia” que havíamos respondido antes de iniciarmos os estudos do Módulo 04 que apresentou aspectos do desenvolvimento psicológico, uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania, e pediu para verificar se mudou o conceito:

1) Minha resposta: O que é Psicologia?
    Tenta compreender o ser completo inserido em seu meio e o ajuda a relacionar e a se encontrar como ser humano inserido num mundo complexo.

2) Qual é a definição de psicologia e qual é o seu objetivo de estudo, segundo a autora         do módulo?
            Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do homem como ser: Biológico e Social; Individual e Cultura; Racional e Emocional; Subjetivo e Objetivo. E segundo a autora a escola é um espaço de movimento e constante mudança, podendo a psicologia atuar, plenamente, no desenvolvimento e aprendizagem do ser como um todo diferenciando do senso comum.

            Em seguida nos orientou de como devemos elaborar o filme com duração de 15 minutos, sobre os temas apresentados no encontro anterior pela Tutora Amélia, que deverá ser em forma de: documentário; telejornal; novela; propaganda; desenho animado; paródica; e ainda, informativo/drama/comédia/consumo/investigação.

            Pediu também para postar neste Memorial, um Pratique ou Reflexão do Módulo atual sobre o personagem da história que nos coube o trabalho, que no meu caso é ANTONIO GRAMSCI. Escolhi o Pratique da página 64:
           
            “A partir da sua experiência como funcionário de uma escola somado ao que você aprendeu nesta unidade, como você enxerga o papel da escola? Você acha que ela só cumpre o papel ideológico de manter as coisas como estão ou você acredita que ela pode contribuir para a formação de consciências libertadas que fortaleçam a luta pela transformação social?
            1) A partir da minha experiência como funcionária de escola, eu a vejo como uma transmissora de conhecimentos, comprometida no aprendizado e na formação intelectual, moral e disciplinar do aluno, preparando-o para conquistar seu espaço numa sociedade competitiva, restritiva e cada vez mais seletiva, a família deve exercer  seu papel de incentivadora e facilitadora nesse processo, o que muitas vezes não acontece, tenho atendido muitos pais que se dirigem ao colégio exigindo a troca do turno para que o adolescente possa ingressar em algum programa de trabalho e agem como se a escola tivesse obrigação de adaptar o horário das aulas em detrimento do emprego, quando o correto é o contrário, adaptar o trabalho em detrimento dos estudos.
           
            2) A escola não é um poder inerte, alienado, ela transforma as consciências, mas dentro da ordem ela não prega a desordem, existe uma hierarquia e para que a sociedade atinja a tão sonhada paz e igualdade a luta deve ser silenciosa, nas estruturas, mudando paradigmas, através da cultura e da experiência individual. Ela parte do princípio que tem regras para tudo, para nascer, para crescer e para sobreviver, até mesmo a natureza tem regras, o sol nasce e de põe todos os dias seguindo seu itinerário.

            Assistimos ao filmes “Ilha das Flores” o que foi bom recordar, eu já o havia assistido quando cursei “Pedagogia Catequética”, há algum tempo. Filme que expõe a situação degradante de pessoas que sobrevivem do lixo e mesmo lá são oprimidas pelo poder do capital. Devido a esses debates, estamos percebendo uma ligeira mudança na sociedade, quando assistimos na mídia os esforços do poder público, em organizar uma política de reaproveitamento do lixo, transformando-o em renda para essas famílias em forma de cooperativas, até mesmo para prestar um favor ao planeta reciclando materiais que ela levaria anos para eliminar.

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