terça-feira, 3 de maio de 2011

4º Encontro – Módulo 04 – 02/04/2011.

4º Encontro – Módulo 04 – 02/04/2011.

Nesse encontro realizamos uma atividade extraclasse, fomos conhecer a exposição “O FANTÁSTICO CORPO HUMANO”, no Shopping Palladium. Mostra composta de corpos humanos, preparados cientificamente, para permitir a visualização interna, de todos os órgãos, glândulas, veias, vasos sanguíneos, nervos, tendões, enfim o ser humano completo.

Foi uma experiência única, que compensou os atrasos e a desorganização dos expositores no gerenciamento da entrada dos grupos, geralmente grande e de várias entidades educacionais

Para mim, a visita foi muito proveitosa, no sentido de conhecer o ser humano além do que os olhos vêem, e principalmente as patologias que visualizamos “in loco”, demonstradas através de marcas e sinais nos órgãos internos e externos.

Na fase escolar, devemos trabalhar no sentido de expor, reiteradamente, as conseqüências gravíssimas oriundas de nossos próprios atos. Devemos envolver os profissionais liberais, de saúde, trânsito, através de palestras educativas inclusive para os pais e de toda a comunidade. Enfocar que os esforços para ficar longe dos vícios - do fumo, bebidas, drogas, sexo promiscuo – serão sentidos no decorrer de toa a nossa vida. Benefícios que resultarão em mais saúde, o tempo poderá ser mais aproveitado, com viagens de lazer, prática de esportes, e não em internamentos hospitalares e idas e vindas intermináveis nos consultórios e farmácias. Na fase da juventude o divertimento é bom e saudável, mas deve ser praticado com responsabilidade e cautela.

Saber fazer escolhas e renunciar àquelas que podem nos prejudicar é sinal de inteligência e sabedoria, dizer “não” é sinal de liberdade. O Apóstolo Paulo há dois mil anos já escrevia: “tudo posso, mas, nem tudo me convém”.
.
As reações das pessoas durante a visita, diante dos corpos expostos foram as mais variadas possíveis, ora suas fisionomias expressavam admiração, ora espanto, ora preocupação, e até mesmo aversão, principalmente diante dos órgãos que apresentavam patologias graves como cirrose, câncer no pulmão e outras.

Foi mais uma atividade bem pensada, que nos leva a refletir sobre os objetivos e a finalidade de nossos atos, quais as conseqüências deles no trabalho e em nossa vida particular, bem como observar que pessoas do nosso convívio diário, praticam péssimos hábitos e são bem poucos os bons exemplos que podemos observar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário