segunda-feira, 25 de abril de 2011

3º Encontro – Módulo 04 - 26 de Março de 2011.


Finalmente o dia a apresentação dos trabalhos sobre os teóricos Skinner, Piaget, Freud e Wallon em Mídia, para toda a turma. As equipes foram sorteadas pelo Tutor e coube ao meu grupo pesquisar e expor a biografia, teoria e contribuição para educação do Psicólogo Skinner.

Foi uma semana de muitas conversas por meio eletrônico, sendo que a parte mais trabalhosa ficou sob a responsabilidade do colega Windrson, devido a experiência que obteve trabalhando na equipe de multimeios didáticos da Secretaria de Educação. Ele editava o filme e enviava para os demais colegas da equipe: Carla, Letícia, Maikon, Janete e eu, para crítica e sugestões. Fizemos o que estava ao nosso alcance, apenas ficamos um pouco prejudicados devido ao prazo muito curto e não nos reunir para fazer juntos, uso das técnicas, recursos e programas de multimeios.

Chegamos mais cedo e preparamos o local da apresentação, com os vidros escurecidos, distribuição de pipoca, cadeiras e projetor dispostos imitando uma sala de cinema, já entrando no clima do Skinner que defende o condicionamento operante, e a reação da turma correspondeu com o esperado, comportaram-se como expectadores de uma seção de cinema como foram induzidos.
O cientista desenvolveu o que chamou de máquinas de aprendizagem – a organização de material didático de maneira que o aluno pudesse utilizar sozinho, recebendo estímulos à medida que avançava no conhecimento. Grande parte dos estímulos se baseava na satisfação de dar respostas corretas aos exercícios propostos. A idéia influenciou procedimentos da educação norte-americana. Skinner considerava o sistema escolar um fracasso por se basear na presença obrigatória, sob pena de punição. Ele defendia que se dessem aos alunos "razões positivas" para estudar. "Para Skinner, o ensino deve ser planejado para levar o aluno a emitir comportamentos progressivamente próximos do objetivo final, sem que para isso precise cometer erros", diz Maria de Lourdes Zanotto. "A idéia é que a máquina de aprendizado se ocupe das questões factuais e deixe ao professor a tarefa fundamental de ensinar o aluno a pensar."

Os trabalhos das demais equipes no que toca a apresentação e conteúdo achei que se esforçaram e conseguiram demonstrar com criatividade o objetivo da pesquisa.

Sobre Wallon: Frances, nasceu em 15/06/1870, filósofo, médico, psicólogo, político com influência marxista, como contribuição para educação, dividiu as etapas do desenvolvimento humano em:
a)      Período de vida intra-uterina – total dependência fisiológica, marcada por reações motoras.
b)      Período impulsivo e emocional – após o nascimento – abrange o primeiro ano de vida, onde as emoções prevalecem e permitem as primeiras interações da criança com seu meio.
c)      Período sensório-motor – por volta dos dois anos, onde há predomínio da exploração do mundo físico e caracterizado  pela aquisição da marcha e da palavra.
d)      Período do personalismo – entre três e cinco anos, que se caracteriza por ser um período de confrontos e de formação da autonomia.
e)      Período da puberdade e da adolescência – antes da idade adulta. Crise comparada a dos três anos com o retorno da atenção sobre sua própria pessoa
f)        Período da fase adulta – a pessoa atinge certo equilíbrio entre o desenvolvimento emocional e o intelectual.
Wallon foi o primeiro a considerar as emoções da criança na sala de aula, fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos, que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

Sobre Piaget – 1896 – 1980. suíço, psicólogo e filósofo, destacou-se por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Identificou os quatro estágios da evolução mental de uma crianaça:
a)      Fase 1 – Sensório motor do nascimento ao 18º mesa de vida a criança busca adquirir controle motor e aprende sobre os objetos físicos que a rodeiam.
b)      Fase 2 – Pré-operatório do 18º aos 8 anos de vida, a criança busca adquirir habilidade verbal, já consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.
c)      Fase 3 – Operatório-concreto dura dos 8 aos 12 anos, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos, estágio caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.
d)      Fase 4 – Operatório formal, desenvolvido entre os 12 e 15 anos de idade – a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente, estágio definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato.

Nosso conhecido e discutido Freud – Pai da Psicanálise, nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia – 1856 – atendia jovens senhoras judias que sofriam sintomas neurológicos que compreendia paralisia parcial, alucinações, perda do controle motor e que não podiam ser diagnosticadas por exames. Foi o precursor dos estudos sobre comportamentos, daí sua indiscutível cooperação para o entendimento das ações e reações humanas que foram estudadas e aplicadas por psicólogos, parapsicólogos, psicanalistas com enorme contribuição para os profissionais também da educação.

Os objetivos do módulo foram alcançados, pois permitiu ampla discussão, exemplos, e vivência sobre as construções teóricas no que diz respeito aos aspectos do desenvolvimento psicológico. Refletimos sobre a importância dos atores envolvidos na construção da cidadania, permitiu-nos também uma profunda reflexão sobre o papel da escola na formação do sujeito, o que nos chama à responsabilidade sobre o nosso desempenho como coadjuvantes, no desenvolvimento das diversas tarefas que nem sempre são isoladas, mas em conjunto com os alunos e/ou demais colegas.

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