domingo, 19 de dezembro de 2010

5º Encontro - Módulo 2 - 11 de Dezembro de 2010.

Visita a Exposição dos 50 Anos da RPC.

Atendendo as instruções do Tutor, nos reunimos às 10h em frente às instalações da RPC no Bairro Mercês, munidos de câmeras fotográficas,  ansiosos para conhecer a história da emissora desde a sua fundação e contentes por estar em atividade monitorada longe do ambiente escolar.

Fomos muito bem recebidos, e no horário marcado começamos a nossa viagem através dos 50 anos da maior emissora de TV do Estado do Paraná, sendo que tudo começou após  nosso personagem Nagib Chede  ter recebido do Pai, que era caixeiro viajante,  um rádio portátil de ferro com mecanismo rudimentar, cuja sintonização das estações eram feitas por uma espécie de alfinete que direcionado captava as transmissões.

E então, não demorou muito para o pequeno Nagib ser atração da cidade, pois era o dono do único aparelho de rádio e reunia os cidadãos da pequena Palmeira/PR, para horas agradáveis de escuta, que logo se transformavam em aulas para os novatos das comunicações.

Veio para a Capital para concluir os estudos aqui instalou a Rádio Emissora Paranaense, a Rádio Curitibana e a Rádio Universo. Em 1958, esteve nos Estados Unidos e conheceu um engenheiro eletrônico que lhe mostrou uma pequena câmera de televisão. Ele a comprou e começou a transmitir filmes, segundo a monitora “enlatados americanos”. Em seguida, o Hermes Macedo, o Stier, da Tarobá, e o Pedro Prosdócimo começaram a comprar e vender aparelhos de televisão. Instalaram um aparelho na vitrine da Loja Tarobá e transmitiam apenas as propagandas dos produtos da loja e foi um enorme sucesso.

A determinação desse homem era notável, quando percebeu que não se realizava a promessa de políticos influentes de legalizarem a TV no Paraná, priorizando outros Estados, ele mesmo foi ao Rio de Janeiro e conseguiu a autorização diretamente do Presidente Juscelino.

De volta, e com a ajuda dos comerciantes locais instalou seu  estúdio  no Edifício Tijucas e contratou um técnico no Rio de Janeiro. Nascia então a primeira emissora paranaense e foi inaugurada em 29 de outubro de 1960.

Não foram poucos os obstáculos enfrentados por esse pioneiro das telecomunicações, mas nunca desanimou e pode contar com amigos influentes que acreditaram na sua idéia e confiaram nele devido a sua postura pessoal, lição que devemos trazer para nossas vidas  e buscar soluções mesmo que os problemas possam parecer intransponíveis. Pois quando buscamos a união e deixamos outras pessoas nos ajudarem conseguimos transpor qualquer dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário