quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

3º Encontro - Módulo 2 - 27 de Novembro de 2010

Mais uma vez em sala, estamos estudando a apostila referente ao Módulo 2, inicalmente o Tutor valeu-se da palavra, fez algumas considerações sobre os trabalhos de PPS referente ao módulo 01, elogiou a autobiografia dos alunos e disse que até se emocionou com a história de vida de algumas pessoas.

Assistimos aos slides, matéria da revista Veja, 2001 – Concepção de Sociedade -  sobre o excesso de informação que provoca a angústia típica dos dias atuais e nos leva a conclusão de que saber demais pode ser um problema. Recordamos formas antigas de ensino, desde os Jesuítas, passamos por Getúlio Vargas, golpe militar, contemplamos as três grandes ondas de mudança que são: Sociedade Agrícola; Sociedade Industrial e Sociedade da Informação/Conhecimento onde a grande estrela é a tecnologia.

A seguir, e para testar se fizemos a leitura das Unidades do Módulo 02, participamos de uma dinâmica bem organizada e democrática.

Formamos equipes de cinco pessoas escolhidas por sorteio, cada equipe formulou cinco questões, referente a uma unidade, e posteriormente cada grupo cedeu um membro que se juntavam para responder a uma dessas questões dispostas em envelopes sobre a mesa e sorteadas aleatoriamente.

Para alívio da maioria dos alunos, deu a hora do lanche, interrompemos a dinâmica por quinze minutos.

Recomeçamos e neste grupo estou incluída, perguntaram-me: “Na época da ditadura o que era entendido como qualidade na escola?”. Respondi que era uma escola onde não se questionava, suas praticas primavam por um aprendizado por repetição, declamação, memorização, castigo e premiação era a regra vigente.

Assistimos ao filme Aldeia, da época da colonização do Brasil, mostrando um frade ensinando os dez mandamentos da lei de Deus aos índios, sendo que alguns mandamentos não se aplicavam ao modo de vida daquela gente, pois era uma sociedade primitiva, tinham tudo em comum, dividiam até as mulheres depois de constatarem que a monogamia não havia dado certo entre eles.

O Século XX é psicótico, permanecemos em uma sociedade surrealista, um por si e Deus pra ninguém, fizemos “bulling” com Deus. Cada um é o que quer ser, o certo e o errado perderam o sentido, as pessoas não fazem uma reflexão sobre si mesmas, a moda é transgredir.

Neste contexto, onde temos muita liberdade e não nos disseram o que fazer com ela,   devemos repensar toda a forma de educação,  trazer essa discussão para toda a sociedade, se não corremos o risco de nos dividir em grupos seletos e veremos aumentar a discriminação com o conseqüente abandono da classe mais frágil da sociedade.

 Se eu pudesse gritaria “PAIS, MÃES ACORDEM  FIQUEM MAIS TEMPO EM CASA COM SEUS FILHOS, ASSIM VOCES NÃO TERÃO REMORSOS E NÃO PRECISARÃO RECOMPENSAR ESSA AUSENCIA COM OBJETOS  QUE ELES NÃO PRECISAM. POR FAVOR, NÃO TENHAM MEDO DE AMÁ-LOS, POIS É SÓ DISSO QUE ELES NECESSITAM”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário