quinta-feira, 25 de novembro de 2010

2º Encontro - Módulo 2 - 20 de Novembro de 2010

Iniciamos o encontro presencial com dez minutos de atraso, chegamos no horário, mas encontramos a porta da sala trancada, o que gerou um clima de insatisfação.
Tão logo entramos o Tutor entregou um relato em forma de parábola sobre a Lição do Bambu Chinês, que depois de plantada a semente, durante 5 anos, só cresce a raiz, muitas vezes a vida pessoal e profissional são iguais ao Bambu Chinês, os resultados não aparecem, mas estão lá e que precisamos cultivas dois hábitos: Persistência e Paciência.
Houve a apresentação da Bandeira Pessoal da Jose e da Karina, sendo que a Bandeira da Karina foi finalizada pelo Tutor, ela estava muito sensível e se emocionou ao relatar que sua mãe acabara de receber um procedimento cirúrgico difícil,  ela estava preocupada por tela deixado sozinha.
Assistimos ao curta metragem “O Melhor Lugar”, filme que conta a história de uma jovem professora, comprometida com o que se propôs a fazer, lecionar para crianças do Ensino Fundamental, que descobre que uma menina da sua turma sofre violência doméstica e não se esquiva da  responsabilidade, aciona os canais competentes conseguindo a recuperação da auto estima da criança e também que a mãe receba assistência.
Na seqüência assistimos aos vídeos:
1)      A Infância como Construção Histórica;
2)      Adolescência e os meios de Comunicação:
3)      Garantia de Direitos e;
4)      Medidas Preventivas
O  primeiro relata a história de como se tratavam as crianças e adolescentes nos séculos XVI, XVII e XVIII  ensinavam a eles uma profissão, principalmente com crianças escravas, que poderiam remunerar melhor seus senhores desenvolvendo atividades de alfaiate e outras.
O Segundo, já no século IXX, os adolescentes da época de nossos pais (para alguns, avós) eram influenciados pelos artistas de cinema e também do rádio.
Já os dois últimos vídeos falam diretamente sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente quanto à garantia dos direitos previstos na Lei e as Medidas Preventivas que se desenvolve através de uma rede de proteção.
 Formulamos 4 perguntas sobre os vídeos, cujas folhas foram distribuídas aleatoriamente aos presentes e após responderem entregues ao Tutor.
Fizemos uma pausa para o lanche.
Ao retornar recebemos instruções sobre a visita que deveremos fazer ao Conselho Tutelar, e as perguntas para os Conselheiros responderem, tarefa valendo para o PPS.
Combinamos nos encontrarrmos no Memorial de Curitiba, dia 02/12 às 13h45 para fazermos um roteiro turístico acompanhados do Tutor e um Cicerone, que além de ser um passeio interessante servirá de trabalho do PPS.
Informou também que o dia 13 de Maio de cada ano celebra-se o “Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo”.
Foi esclarecido que a Lei Federal 10.639/03 insere o Dia  Nacional da Consciência Negra no calendário escolar, celebrado no dia 20/11 e no Colégio Pedro Macedo foram realizadas as seguintes atividades: Praticaram capoeira durante as aulas de Educação Física, Elaboração de Mural com cartazes sobre a trajetória dos africanos em nosso País e o tema foi discutido pelos professores em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário