quarta-feira, 10 de novembro de 2010

1º Encontro - Módulo 2 - 06 de Novembro de 2010

            Fizemos a entrega dos Pratiques referente ao Módulo 01 que foram:
- Unidade 03 - A Escola Pública como espaço da Educação de Qualidade – muito interessante, traça o retrato da situação do ensino atual, estamos longe de atingir o padrão de escola ideal em que todos tenham acesso ao ensino público como garante a Constituição de 1988. Apesar dos avanços é muito alto o número de analfabetos e cidadãos que não concluíram o ensino fundamental.   
- Unidade 04 - Gênese Histórica dos Funcionários – Trajetória do ensino no Brasil desde a colonização, que ao fundar os colégios, os Jesuítas contavam com coadjutores, com a expulsão dos mesmos em 1759 foi desmontado 250 anos de trabalho e substituído por aulas régias, surgindo aí o cargo de professor cujo salário, muito baixo, provinha de impostos recolhidos de alguns comerciantes. Daí a necessidade de contratar funcionários onde o clientelismo e os burocratas administrativos foram sendo substituídos por funcionários concursados nos moldes de hoje.
- Unidade 05 Funcionários: em primeiro lugar, cidadãos. Escolaridade básica e superior – abrangente e esclarecedor trata do direito inalienável dos funcionários em buscar aprimoramento através de uma educação permanente.
Entregamos também a autobiografia como PPS,  não foi fácil essa retrospectiva, mas achei que me fez muito bem refletir sobre as principais etapas da minha vida.
Assistimos a apresentação da Bandeira Pessoal das novas alunas, e a bandeira do Tutor Helton também, chiquérrima, assistimos na TV.
Em seguida, o Tutor demonstrou claramente através de um esquema completo todas as divisões do atual Sistema de Ensino no Brasil.
Na atividade em sala entrevistei o colega Antonio Carlos. Ele me disse que a lembrança que tem do seu tempo de escola é que foi retirado de sala, por estar fazendo bagunça e a funcionária colocou-o de joelhos sobre o milho e bateu-lhe nas mãos, sua mãe foi ao colégio tirar satisfações e  no calor da discussão acabou batendo na funcionária, disse ter sido o maior barraco. Fora esse episódio o resto transcorreu tudo normal, e não tem outros fatos relevantes.
Assistimos ao filme sobre a trajetória da educação no Brasil elaborado pela Autora do Modulo 02 e foi solicitado para anotar os pontos que “concorda” e que “não concorda” com a Autora.
Concordo que, enquanto funcionários, estamos construindo nossa identidade, o que nos une e distingue enquanto grupo capaz de questionar, exigir, refletir a forma como fazemos; que o trabalho exige que nos preparemos bem para fazer cada vez melhor.
Não Concordo com a forma de colocação denegrindo a imagem dos Jesuítas e da Igreja, quanto à expulsão deles do Brasil. Bem sabemos qual foi o verdadeiro motivo desse confisco. Os bens não pertenciam aos Jesuítas e sim a uma comunidade onde todos eram beneficiados.
Quem conhece a biografia do Fundador da Companhia de Jesus, Sr. J. Ignácio Tellechea Idigoras, nosso conhecido Inácio de Loyola, sabe que ele pertencia a corte  Espanhola, abandonou família nobre e foi viver errante pela Europa a esmolar, cursou latim e filosofia nas faculdades em Paris aos 42 anos, e adotou um estilo de vida pobre e casta. Nessa época fez alguns seguidores como o basco Francisco Xavier homem de excepcional inteligência consumiu sua vida evangelizando desde o cabo da Boa Esperança até o Japão morrendo nas costas da China. Às vezes fico pensando será que os orientais retratam tão mal os Jesuítas em sua história como nós brasileiros?
Nosso saudoso Paulo Freire conhecia muito bem nosso Inácio de Loyola, até fez uso de uma de suas célebres frases: “O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO”, e a exemplo dele  deveríamos conhecer a origem das instituições para não  sermos ingratos com quem muito nos favoreceu.
Com tantas informações e atividades, nem nos demos conta de como o tempo passou voando.
A Sra. Joice representante do Colégio, deu as boas vindas, desejou sucesso, disse estar torcendo por nós,  reiterou  as normas do colégio e que serão bastante exigentes quanto aos horários, não tolerando atrasos ou saídas antecipadas
Após sua saída, discutimos mais algumas dúvidas sobre a forma de relatar o memorial e postagem no Blog, datas de entrega do PPS ainda do módulo 01 e também 02, o Tutor sugeriu a leitura do livro “Pinóquio às Avessas”, pediu a elaboração da linha do tempo na escola que atuamos e o relógio bateu 12h e fomos liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário