quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

4º Encontro - Módulo 2 - 04 de Dezembro de 2010.


            De início recebemos um resumo do livro Pinóquio às Avessas, lemos individualmente e depois formamos grupos para discutir o tema “escola inclusiva do diferente”.
            Fizeram parte do meu grupo, Claudete, Viviane, Altamir, Carla e Karina e para nós foi solicitado debater sobre os temas:
                l) Onde fica o respeito às diferenças individuais?
2) Teoriza-se tanto a diversidade na sala de aula, vivem-se tanto as diferenças individuais, defende-se mais ainda a necessidade do respeito ao ritmo de cada criança e por que se pratica a padronização tanto na aplicação de conteúdos como na velocidade da aprendizagem?
Após ampla discussão, elaboramos o texto e debatemos com os demais grupos, o que demorou até a hora do intervalo para o Lanche.
Ao retornarmos do lanche fomos informados que o nosso último encontro, antes das férias, seria uma atividade externa acompanhados do Tutor que pediu sugestões para a turma e foi manifestado o interesse de visitar a exposição da história da TV no Paraná, mostra comemorativa aos 50 anos da RPC.
Recebemos a tarefa para responder as questões sobre o filme que deveríamos ter assistido de uma lista indicada pelo Tutor, como trabalho de PPS.
Eu assisti “A Missão”, filme histórico, muito bem elaborado com belas imagens da nossa Pátria, contando a disputa pela escravização dos índios entre os colonizadores portugueses e espanhóis e a Igreja Católica inserida neste conflito através dos Jesuítas, que tentavam transmitir a religião através da inculturação, seguindo o dito de seu fundador Inácio de Loyola: “o caminho se faz caminhando”. Mas a decisão de acabar com as missões jesuíticas já tinha sido tomada pelas cortes, que se eles não abandonassem o projeto seriam banidos de toda a Europa.
Em seguida assistimos ao vídeo intitulado “O Poder da Visão”, que concordo plenamente com a opinião do Tutor que na leitura dele,  cada um de nós é responsável sim por modificarmos nossa "visão", nossa forma de encarar as coisas e transformar o mundo a nossa volta.  Acredito que para mudar o mundo, temos que começar mudando o nosso meio, através de nossos gestos, atitudes, comportamentos, tendo como objetivo o nosso bem estar através do bem estar do próximo.
            Recebemos uma folha para avaliarmos o aproveitamento do Módulo 2,  respondi que muito acrescentou na minha maneira pessoal de ver e de me manifestar nas situações do ambiente escolar. Ampliou a percepção histórica de como se originou o processo escolar e compreendi que certos hábitos e costumes estão muito enraizados no cotidiano e só com muito amor, paciência e ampla abertura ao diálogo, poderemos melhorar as relações do ensino-educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário