domingo, 20 de fevereiro de 2011

Módulo 03 – 1º Encontro – 05 de Fevereiro de 2011.

Módulo 03 – Primeiro Encontro – 05 de Fevereiro de 2011.

Retorno das férias longas, mais de dois meses de descanso, lá no fundo uma vontade de recomeçar.  Reencontrar a turma, as novas amizades, rostos, sorrisos que nos habituamos a ver e que percebemos a saudade, após alguns dias ou meses que não os temos mais em nosso campo de visão, enfim, o dia do reencontro todos em sala animados, eufóricos e ansiosos pelo porvir.

As expectativas mais uma vez se confirmaram, fomos chamados ao debate sobre a Semana Pedagógica realizada em nossas escolas, muitas críticas sobre a participação dos funcionários, que continuam excluídos do processo. Os temas são direcionados para os professores, necessários sim, relevantes também, mas falta a equipe que elabore os assuntos inerentes a nossa categoria, focalizando a responsabilidade e norte enquanto também EDUCADORES.

Continuando, foi apresentado o filme “O PODER DA VISÃO”, impacto, amplitude, conversão, evolução enfim: transformar O HUMANO NO HUMANO. Mas o que isso quer dizer? 

Deixar de ser mero expectador e passar a ser personagem atuante de nossa própria história. Isso requer um conhecimento profundo de nós mesmos que não está descrito em nenhum livro, e só nos voltamos para dentro de nós quando decidimos mudar de atitude para transformar limitações em ousadia, sonhos em realidade, derrotas em vitórias, dificuldades em oportunidades, lágrimas em sorrisos, saudade em alegria, dúvidas em certezas, medo em coragem, ódio em AMOR: eis a palavra chave “amor”, que exige a renúncia do egoísmo, ganância, raiva, inveja, desejos de vingança e tantas outras coisas ruins que guardamos em nosso coração para usar em hora oportuna.

Há mais de dois mil anos recebemos essa “chave” que abre todas as portas em todos os graus de cultura, quando Jesus ensinou os dois únicos mandamentos que resumem todas as leis:
1º Amar a Deus com toda a sua alma, todo o seu ser e com toda a sua “inteligência e
2º Amar ao próximo como a ti mesmo.
Como amar ao próximo com tanto desamor em nós? Ninguém pode dar ao outro o que não tem para si mesmo. Armazenamos mágoas, humilhação, desprezo, solidão, abando, negação de nossas capacidades, até mesmo violência física, num processo de educação deformado vivido dentro de nossos próprios lares.

Por que o mundo conhece essa verdade e não a vive, eu não sei, mas estou fazendo a minha parte e a cada encontro percebo que estou no caminho certo e compreendo que não preciso gritar essas verdades no ouvido do “próximo”, ele como ser dotado de inteligência é capaz e observar e absorver essa diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário