domingo, 6 de março de 2011

MÓDULO 03 – 2º ENCONTRO – 12 de Fevereiro de 2011.

Novamente reunidos em sala, após as boas vindas, recebemos a confirmação de que o próximo encontro seria  o passeio  pelos pontos turísticos de Curitiba, e que os detalhes de horários e relatório seria enviado pelo Tutor por e-mail.

Recebemos um texto para análise sobre o tema: O que é Educação, que após lê-lo em duplas, deveríamos responder as questões:
  1. Porque podemos afirmar que a Educação é histórica e socialmente determinada?
  2. Porque se pode afirmar que “Ninguém escapa da Educação”?
  3. Destaque no texto a Dimensão Cultural da educação. Explique e cite exemplo.
  4. Destaque a Dimensão Cultural da educação e explique.
  5. “Mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende”. O que significa esta afirmação de Guimarães Rosa? Você concorda com ela? Como você pretende agir em sua atividade como Educador/educadora?
E depois de respondido, ler para a turma e também ouvir suas respostas o que complementou sobremaneira o entendimento do tema, pois é bastante complexo e deve ser analisado contemplando o maior número possível de pensamentos, texto este contido na Unidade 02 que trata de Linguagem, Práticas Culturais e Educação e na Unidade 03 que fala sobre  Trabalho, Práticas Culturais e Educação em estudo neste encontro.  

O debate foi bastante interessante e enriquecido com o vídeo sobre a escola Alcindo Fanaya, que acolhe crianças com deficiência auditiva, pudemos ter uma noção muito clara da importância dos símbolos e sinais em nossa cultura, pois toda comunicação é feita através deles.

E por coincidência, nossa turma acolhe uma funcionária dessa escola que nos esclareceu sobre sinais parecidos, mas que seus significados são bastante diferentes e que alguns deles, para pessoas menos experientes, pode causar sérios constrangimentos, e que o mesmo sinal também poder ter outro significado em outras regiões do país.

Assistimos ao filmes com o autor do  Módulo 03, Dante Diniz Bessa, que esclareceu que o  conteúdo foi pensado para a construção de saberes acerca da visão e do modo de encarar a escola, compartilhando problemas a serem enfrentados na formação profissional e as possibilidades teóricas  e práticas para enfrentá-los.

Perguntei a quatro colegas de trabalho funcionários e professores: “Qual o significado do seu trabalho para a Educação?”, eis as respostas:

1 – “Em contribuir em todos os aspectos sociais em que estamos vivendo e presenciando. E ao mesmo tempo despertar no aluno o interesse e gosto para estudar em busca de um futuro melhor para a nação e também ter uma profissão para dar contribuição em nossa sociedade.” Professora readaptada atuando na  orientação com as pedagogas.

2 – “O meu trabalho como merendeira é preparar o lanche que é muito importante para o desenvolvimento dos alunos tanto físico como mental. Na hora do lanche eu procuro orientá-los como se comportarem e respeitar os colegas para o bom lanche”.  Agente Educacional I – atua na cozinha no período da tarde e noite.

3 – “É um trabalho muito importante, pois está relacionado com a educação de crianças e adolescentes em formação escolar, cultural e profissional”.  Agente Educacional II – atua na secretaria.

4 – “Acho que minha contribuição é bastante gratificante e também pela experiência dos anos e pelo conhecimento dos meus 25 anos. O meu trabalho é bastante significativo, pois falo com o público, explico o certo/errado... . Contribuo para sociedade em seu dever de sua função dentro daquilo que é solicitado. Na Educação também contribuo todos os dias quando atendo o telefone, quando monto um processo, quando ajudo alguém a fazer ou encontrar vaga, ou melhor matrícula”. Concursada atua na coordenação da Secretaria.

Um comentário:

  1. Suas postagens estão cada encontro mais consistentes, fico feliz! E você também não é?!!

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