terça-feira, 8 de março de 2011

Módulo 03 – 4º Encontro – 26 de Fevereiro de 2011.


Nosso encontro começou de maneira atípica, fomos para o hall de entrada do Colégio assistir a palestra sobre o Portal Multimeios, cuja equipe é composta por professores e funcionários que se interessam pela atividade e desenvolvem trabalhos de divulgação através de cartazes, com conteúdo voltados para formação pedagógica. Consta no site: O Multimeios atende as demandas provindas dos Departamentos e Coordenações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná(SEED/PR), na área de produção midiática, de forma articulada com as Coordenações de Mídias Impressa e Web (CEDITEC e Portal Dia-a-Dia Educação), TV Paulo Freire, Apoio ao Uso de Tecnologia e EaD, coordenações estas ligadas à Diretoria de Tecnologia Educacional do Paraná (DITEC/CETEPAR),
Foi significativo conhecer esses recurso oferecidos pela SEED, sendo seu  Coordenador o Sr. Eziquiel Menta, professor de matemática com conhecimento de multimídia,  muito competente e humilde ao expor esse relevante serviço disponível no site sem nenhuma reserva de direito autoral. Assistimos à três séries produzidas por eles: Recreio com história; Educando e Livro Traler, todos disponíveis no portal.
Ao retornarmos após o lanche, assistimos aos vídeos elaborados pela turma de multimeios mais adiantada no ProFuncionário.
Em seguida o Tutor Helton informou que foi trocado a PPS sobre bulling pelo relatório do passeio pelos pontos turísticos de Curitiba.
Foi solicitado para constar neste memorial os pratiques das páginas 70 e 83 conforme segue:
“VOCE JÁ VIU QUE A ESCOLA É UM ESPAÇO DE RELAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS. NAS PRÁTICAS QUE SE REALIZAM NO ESPAÇO ESCOLAR É NECESSÁRIO CONSIDERAR A EXISTÊNCIA DE REGRAS. QUAIS SÃO AS REGRAS CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES NA ESCOLA EM QUE TRABALHA? SÃO AQUELAS QUE ESTÃO AFIRMADAS NOS DOCUMENTOS LEGAIS COMO REGIMENTO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO OU AS DA PRÁTICA COTIDIANA, QUE NÃO ESTÃO ESCRITAS EM DOCUMENTO ALGUM?”
As regras mais importantes na escola em que trabalho são as relacionadas no regimento interno e no projeto político-pedagógico, são práticas disciplinares  que contemplam direitos e deveres dos educando e educadores e fornecem subsídios para a equipe atuar com legalidade dentro do espaço escolar. Mas posso observar que as práticas de convivência são respeitadas e quando surge alguma situação conflituosa, elas são resolvidas com a presença dos familiares, e via de regra as boas idéias também são aproveitas e valorizadas nas semanas culturais realizadas pela Escola e campanhas através de cartazes divulgados no espaço escolar.

“SERÁ QUE NA ESCOLA EM QUE VOCE TRABALHA ACONTECE O APRENDIZADO MUTUO? SERÁ QUE NELA AS PESSOAS SE TORNAM DIFERENTES NA CONVIVÊNCIA COM OS OUTROS? OU SERÁ QUE CADA UM QUER QUE OS OUTROS SEJAM IGUAIS A ELES PRÓPRIOS? ISSO ACONTECE APENAS NAS SALAS DE AULA OU ACONTECE EM OUTROS ESPAÇOS TAMBÉM? COMO PODEMOS DIALOGAR COM OS OUTROS NOS ESPAÇOS PELOS QUAIS SOMOS RESPONSÁVEIS? QUE VALORES E SIGNIFICADOS ESTÃO PRESENTES NAS PRÁTICAS QUE VOCE REALIZA NO SEU TRABALHO E QUE PODEM AFETAR A EDUCAÇÃO NA ESCOLA? ESCREVA COMO O SEU ESPAÇO DE TRABALHO PODE SER ORGANIZADO PARA QUE TODOS POSSAM APREDER ALGO ALI”.
Tenho acompanhado alguns estudantes que já concluíram o ensino médio e retornam ao colégio para rever professores, funcionários e os “tios” (supervisores). Eles relembram fatos e até comentam a importância do tempo de escola, de como aproveitaram dos livros da biblioteca, os filmes no salão nobre, os passeios, as horas no laboratório de física, química e informática, os jogos abertos enfim as muitas atividades escolares. Isso demonstra que muito aprendemos em todos os espaços quando temos liberdade. É gratificante ver o progresso deles tanto aqueles que optam por cursar uma universidade, outros pelos cursos técnicos profissionalizantes e até mesmo aqueles que por circunstâncias adversas precisam ingressar no mercado de trabalho logo em seguida.
No desenvolvimento do meu trabalho é importante levar a informação correta quanto a prazos de matrícula, cursos oferecidos, anotações dos nomes em listas de espera que devido à falta de vagas, as pessoas contam com atitude honesta nos manuseios destas listas. Neste contexto posso dialogar com elas sobre outros assuntos, e quando encontram resposta para suas dúvidas acabam permanecendo por mais tempo conversando. Considero a pontualidade, assiduidade, presteza no atendimento práticas relevantes no trabalho de educadores, e que são muito observadas.

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