domingo, 20 de março de 2011

Módulo 04 – 1º Encontro – 12 de Março de 2011.

Iniciamos o 1º Encontro do 4º Módulo, como sempre pontualmente às 8h, e como primeira atividade, respondemos a duas questões: O que é psicologia? e Existe relação com  aprendizagem e o desenvolvimento? e as entregamos ao Tutor, em seguida assistimos ao filme onde a autora Regina Lucia Sucupira Pedrosa, graduada e com Licenciatura em Psicologia, expões seu ponto de vista sobre a importância da psicologia no contexto escolar e porque aceitou o desafio de colaborar no projeto de formação de funcionários de escola.

Logo em seguida assistimos ao clipe “Filtro Solar”. Relacionando-o com a educação, parece que só muda a época, mas os procedimentos são sempre os mesmos, damos importância ao supérfluo, e nos esquecemos de construir cabeças “saradas”. Acredito que a escola poderia contribuir muito para isso se abandonasse certas práticas convencionais, que mais alienam que contribuem para a instrução de seus alunos, e mudasse o foco deixando de atribuir a eles certas responsabilidades que ainda não estão preparados para assumir.

Após o lanche, o Tutor nos explicou como deverá ser a PPS deste módulo. Realizou o sorteio   dos grupos que deverão pesquisar sobre um dos psicólogos indicados pelo ele, e a contribuição que deram para a educação. São eles: Skinner, Piaget, Freud, Vygotsky e Wallon. A apresentação  será no dia  26 deste mês em formato de seminário.

Publico a seguir, as perguntas e respostas que nos foi solicitado após assistirmos ao filmes sobre a construção deste módulo:

1) Qual é a definição de psicologia e qual é o seu objetivo de estudo, segundo a autora do módulo?

            Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do homem como ser: Biológico e Social; Individual e Cultura; Racional e Emocional; Subjetivo e Objetivo. E segundo a autora a escola é um espaço de movimento e constante mudança, podendo a psicologia atuar plenamente no desenvolvimento e aprendizagem do ser como um todo diferenciando do senso comum.

2)  Quais as relações entre a psicologia e a educação?

            Sendo a escola um meio transformador e questionador da sociedade, interferindo na existência do ser como um todo, ela tem que atingir o aluno em toda a sua personalidade, aí entra a formação psicológica de todos os profissionais envolvidos com educação com objetivo de otimizar as ações que envolvem o desenvolvimento e aprendizagem da criança e/ou adolescente.

3) Como a psicologia pode me ajudar na realização das tarefas do meu dia a dia, na escola onde trabalho?

            É um conhecimento a mais que pode possibilitar outras formas de agir em situação de conflito, bem como posso  entender como se dá o processo de desenvolvimento humano e assim  me relacionar melhor com alunos e colegas de trabalho e até mesmo fora dele.

Um comentário: